quinta-feira, 16 de maio de 2013

Victor, do envio pra eutanásia para uma nova chance de vida!




Me recordo com carinho do dia em que recebi o telefonema sobre um cachorro que "havia invadido uma casa e estava muito doente".
Chamei o motorista o Sr. João Venâncio e fomos a tarde averiguar o caso.
Na casa sem portão um cachorro muito debilitado estava embaixo de uma mesa numa varanda. Sereno, mas com terríveis sinais de desnutrição, secreção nasal e em estado de alerta.
Não quis amizade, apenas nos observava de longe.
A dona da casa nos informou que ele havia invadido sua casa. Ela tinha um filho com câncer e ele estava de alta do hospital e viria no dia seguinte para casa.
A situação que encontrava o cachorro, com sinais de doença grave impedia a permanência do filho. ela então nos pediu que o retirasse.
Liguei para o veterinário municipal e passei as condições, por telefone ele me disse que poderia ser Cinomose, mas precisava de confirmar, e só no dia seguinte poderia avaliar a situação.
Marquei a retirada do cão para  dia seguinte.
Na tarde do dia seguinte, enviei dois funcionários para a captura, confesso que não tive coragem de ir, pois os sintomas: secreções nos olhos, as orelhas em pé, a desnutrição apontavam pra cinomose e acompanhar uma eutanásia era algo fora do contexto pra mim.
Mas para minha surpresa no final do dia, Vitor aparece no Abrigo. No exame ele passou com esmero! O diagnóstico foi desnutrição e sarna.
As injeções e o Receituário veio com ele, 2 longos meses de tratamento.
Isolado na quarentena, comecei a criar vínculos com ele.
A pior parte era as injeções de ivermectina. Tínhamos que pegar ele no cambão, pois ele não deixava aplicar a vacina nem com ajuda de focinheira. A funcionária Fabiana Duran passava exatos 30 minutos cansando ele, quando estava contido  eu aplicava a injeção e logo ele acalmava com carinho e petiscos.
Após 2 meses iniciamos a socialização na matilha, logo ele fez amizades e é um charme entre as cadelas!
Somos amigos a ponto de eu sentar e ele se aninhar no meu colo.
Torço pra alguém adotar ele, mesmo sabendo que a saudade será grande.
Suas orelhas em pé é um charme, seu pêlo está brilhante e ele está saudável!
Uma vitória para meu amigo VITORioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário