domingo, 12 de maio de 2013

Um exemplo de mãe: Nega do cemitério.


Uma das histórias mais comoventes do Abrigo é a da Nega do cemitério.
Há muitos anos atrás a Flor nossa voluntária do Abrigo foi chamada pelo coveiro do cemitério local. A Flor já cuidava de cães abandonados e por isso, sempre foi referência na cidade (o Abrigo ainda não existia). O coveiro informou a ela que próximo a um túmulo uma cadela havia dado cria. Segundo ele, ela perambulava a muito tempo pelo cemitério e a historia que corria por ali é que seu antigo dono estava morto e por isso ela morava num lugar tão incomum.
Ao chegar ao local a Flor viu que ela havia cavado um buraco e dado cria bem perto de um tumulo. Apesar de a cadela estar bem brava ela conseguiu alojar ela e seus 7 filhotes na capela do cemitério, levou panos caixa e comida.
Todos os dias Flor fazia esse caminho ia até o cemitério levar alimentos e ver se estava tudo bem com a Nega. Assim começou uma amizade incomum mas perfeita.
Os problemas foram surgindo. Os visitantes do cemitério não aceitavam a cadela, pois quando se aproximavam da capela ela avançava e ameaçavam com mordidas.
Certa vez uma mulher com problemas mentais, levou a Nega com todos os filhotes embora. A Flor passou o dia procurando e localizou a mulher  trazendo  a Nega de volta.
Por fim as autoridades da época exigiam a retirada da Nega do cemitério.
A prefeitura tinha um local abandonado e ofereceu para a Flor cuidar da Nega e sua ninhada lá.
Ela deu um trabalhão para o pessoal da Vigilância Sanitária pois se recusava a sair do cemitério.
Em contra partida nas proximidades da Vila Celpav 7 filhotes foram abandonados numa caixa.
Uma outra voluntária a Carol, foi até o local e recolheu os filhotes, infelizmente a situação deles não era favorável, pois ainda estavam mamando.
Deus então decidiu unir esses dois anjos, Carol procurou a Flor e elas introduziram os outros 7 filhotes na ninhada da Nega. E para surpresa de todos, aquela cachorra tão brava aceitou os outros filhotes e amamentou os 14 cachorrinhos. Eles cresceram e foram dados em adoção.
A Nega foi castrada e viveu por muito tempo naquele local, mas a idade chegou e ela ficou cega.
A amizade da Nega e da Flor só fortaleceu. Todos os dias a Flor ia até o local e levava comida pra Nega e pra outros tantos animais que foram se abrigando ali.
Quando um grande problema apareceu (os animais foram despejados) eles foram todos encaminhados para o Abrigo Municipal.
A Nega sofreu com as adaptações, perdeu peso e adoeceu.
Foi recuperada, e colocada numa baia exclusiva, com suas antigas companheiras.
A Flor manteve a rotina e descia todos os dias no Abrigo para alimentar a Nega, pois como ela era muito idosa, cega e quase sem dentes recebia uma alimentação a base de carnes e ração, preparadas pela Flor.
O Abrigo passou por um momento muito ruim, muitos animais adoeceram e morreram.
A Nega também adoeceu, mas superou firme.
Minha amizade com a Nega foi sempre muito restrita, ela não aceitava muito bem pessoas estranhas, certa fez ela se feriu feio, a perna foi dilacerada. Comecei a fazer os curativos e ela protestava. no final do tratamento estávamos amigas.
Nesse início de maio de 2013 a Nega caiu doente novamente. Enviamos ela pra a Clinica da Dra Isabela Que internou nossa velinha. Na manhã do dia  11 perdemos nossa Nega.
Vítima da idade, sofreu um infarto.
Essa mãezona de 14 filhotes, amiga, guerreira e fiel.
O Abrigo estava em silêncio quando cheguei e encontrei a Flor chorando.
Conto essa história hoje, para mostrar que a Nega é um exemplo de mãe. Mesmo sofrendo maus tratos, abandono e vivendo num local ermo, incomum ela aceitou a maternidade e a adoção. Alimentou do seu próprio leite desconhecidos e os amou incondicionalmente. 
Nega do Cemitério, agora você mora no céu dos cachorros, já não esta mais cega, magra e doente, esta feliz linda e corre entre as pernas de Jesus, brinca feliz e nos deixa com muitas saudades!

6 comentários:

  1. exemplo humano, pra nos animais "racionais" !!!!!!!nesse mundo só existe dois tipos de anjos as crianças e os animais que O DEUS altíssimo os guardem .

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara, muito bonita e triste essa historia.....Parabéns pra Nega e pra dona flor q cuidou tanto dela...Quase chorei

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente emocionante!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais! Fique com Deus Nega!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a Nega ta agora muito feliz e agradecida por ter podido contar com a dedicaçao e generosidade desses anjos! Chorei.

    ResponderExcluir